Depois de cerca de três anos, a cratera do Parque Itaimbé, logo abaixo da ponte da Rua Pinheiro Machado, foi coberta. O conserto começou ainda na semana passada, quando a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou escavações para que se verificasse o que estava ocasionando a erosão do solo.
Foram detectados dois problemas. Um deles estava relacionado à rede de esgoto. Por isso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi acionada para reparos. Já o outro estava nas galerias da rede pluvial, que seriam responsáveis pela erosão do solo. Na terça-feira (19), depois dos consertos, as calçadas foram reconstruídas.
Leia também:
Licitação para reforma de quadras esportivas do Parque Itaimbé não tem nenhuma empresa interessadaConfira áreas verdes para redescobrir Santa Maria
Com o passar do tempo, o buraco havia aumentado tomando conta de quase toda a calçada, sendo necessária uma passarela de madeira improvisada para o local não ficasse totalmente bloqueado. Nesta quarta, como o cimento ainda não havia secado, a mesma passarela seguia sendo utilizada pela população.
Para a tatuadora Bruna Abelin, 35 anos, a condição anterior tornava difícil a caminhada pelo parque. Ela que é mãe de um menino de 1 ano, passava por dificuldades para passear com o carrinho de bebê. Ela conta que também já presenciou cadeirantes precisar da ajuda de familiares para cruzar próximo onde havia a cratera.– Estava bem ruim. É preciso que se conserte não só aqui, mas em outros pontos do parque porque o calçamento não está bom – diz.
Conforme a prefeitura, os reparos levaram tanto tempo para ocorrer “pela necessidade de contratação de equipamentos e de mão de obra especializada”.
Ainda segundo o Executivo municipal, a empresa terceirizada contratada também vai realizar reparo em outros pontos do parque, como nas proximidades da sede do Centro Administrativo. O local dos reparos deve ser no entorno da pracinha de brinquedos. O procedimento deve ser o mesmo, começando com a escavação do solo, uma vez que a área também apresenta afundamento do piso.
ILUMINAÇÃO NO PARQUE
A iluminação pública ao longo do parque não tem sido suficiente para tornar o local atrativo à noite, bem como trazer segurança a população. A respeito disso, a Superintendência de Licitações, começou na quarta-feira, o processo de avaliação das propostas de preço das empresas habilitadas no edital que prevê a iluminação pública do Parque Itaimbé. Segundo a prefeitura, “não há prazo oficial para que a análise seja concluída. Após esta etapa, as empresas serão informadas da classificação e um prazo de cinco dias úteis será aberto para recursos”. Ainda segundo o Executivo, caso nenhum recurso seja apresentado, a empresa vencedora será homologada.
Leia todas as notícias